quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Confissões de um Pastor da Reformissão

Por: Jota Mossad  

Mark Driscoll é um sarcástico que teve a coragem quando poucos queriam mudar uma estrutura e sair do mesmo, ele em Seattle fundou a MarsHill em 1996. Vou escrever aqui 3 historias que colocaria qualquer pessoa com pouca vontade mas com um coração bom em apuros para fundar uma igreja.

“A Sala no andar de cima da igreja fundamentalista era tão quente que todo mundo suava como se fosse Mike Tyson numa competição de soletração. Durante um dos cultos, uma mulher grávida simplesmente desmaiou e caiu de sua cadeira. Isto não teria tão traumatico se eu estivesse tentando implantar uma daquelas igrejas do cai-e-rola-santo, onde eu daria um peteleco na testa das pessoas em nome de Jesus, para que elas caíssem no chão, debatendo-se como uma truta que acabava de ser fisgada e chamasse isso de obra do Espírito Santo…

… Todo domingo colocava uma caixa no chão do salão, lá atrás, e dizia às pessoas que, se Deus as direcionasse a dor, poderiam fazê-lo. Aparentemente, o Espírito só levava as pessoas a doarem uma vez a cada eleição presidencial, e cheguei ao fundo do poço num domingo, quando nossa oferta foi de 137 dólares. [Jesus nossa oferta foi de 137 dólares e acho que vou usar o dinheiro para comprar umas balas-de-revólver]…

… Finalmente, conseguimos um bom líder de louvor. Brad era um cara de Deus com uma ótima esposa, vocalista de uma banda local, que havia sido importante no auge dos clubes dos deuses grunge-de-camisas-de-flanela, como Nirvana e Pearl Jam. Depois de um domingo o momento de louvor, liderado por um cara bem intencionado cuja a voz soava como se estivesse sendo eletrocutado, foi decididamente horrível, Brad não aguentou mais e decidiu pedir-me para dirigir o louvor. Logo em seguida, ele apareceu na igreja com um bando de caras cheirando cigarro, de sua antiga banda, que incluía um rapaz de cabelo comprido e outro com tatuagens. Tudo parecia muito promissor. Acomodar o grupo ao novo salão na igreja fundamentalista foi dificil. A Acústica era deplorável… O eco era tão forte, que algumas pessoas pensavam que as guitarras estavam usando reverb, quando não estavam. Então deixamos que eles levassem um pouco de hard rock para nosso Salvador. Cara, a banda era tão boa que nosso pequeno culto começou a ficar legal e muitos músicos começaram a aparecer para ouvir a banda.

Jesus, será que você podia arrebatar a irmã “carismaníaca” que traz um pandeiro para a igreja?”

Fora o lance histórico da igreja do Mark existe alguns textos que mostra como ele escolher ser por exemplo uma Eclesiologia emergente e Missional, que é muito interessante.

“A essência da reformissão está em fazer uma clara distinção entre o Evangelho, a cultura e a igreja” Mark Driscoll

Um comentário: